Posso confessar uma coisa? Eu odeio rotinas! Se eu sou a mesma pessoa todo dia eu enjoo de mim, então imagina ter que fazer as mesmas coisas todo dia de forma igual e não muda nunca. É enlouquecedor.

Mas, porém, todavia, entretanto, contudo, ter uma rotina é muito importante, inclusive pra criatividade. Porque criatividade é um trabalho diário e não momentos de inspiração, e pra eu poder trabalhar diariamente isso eu preciso fazer certas coisas todos os dias e dessa maneira melhorar minha produtividade o que aumenta meu lado criativo, mesmo me dando uma raiva imensa de vez em quando.

Pra não chamar de rotina prefiro chamar de rituais, fica mais legal, meio místico rs E eu tenho certos rituais, principalmente quando acordo, antes de ir pra faculdade, e na parte da noite, quando paro de trabalhar.

Hoje eu vou falar dos da parte da manhã. Eles são importantes porque eu sou daquela que demora a despertar, por mais que já esteja de pé fazendo as coisas, então isso me ajuda também a não esquecer de fazer nada, já que vai meio que no automático, e ao mesmo tempo vai me acordando cada vez mais, porque me obriga a pensar um pouco e ir lembrando de tudo que tenho que fazer – mas eu também tenho uma lista de quais são esses rituais e quase sempre vou conferindo pra ver se não esqueci de nada, porque sinceramente não confio na minha memória, ainda mais de manhã.

Eu acordo já bebendo água porque além de ser super saudável ajuda a despertar, e enquanto isso me respondo qual a coisa mais importante para hoje. Depois eu vou tomar banho, me visto – com a roupa que eu já separei no dia anterior – e arrumo a cama, o que é super importante porque além de ficar mais organizado meio que mostra pro meu cérebro que não pode mais voltar pra ela. Dai eu fico cheirosa com meus perfumes e cremes, me maquio, confiro que se já está tudo na bolsa e vou comer.

Nesse meu ritual não existe realmente nada de mais mas também existe, nas entrelinhas.

Autor: desconhecido | Tradução: Agenda de amanhã: 1. acordar 2. beber café 3. descobrir o que eu quero fazer para o resto da minha vida

Por exemplo, as coisas que coloco na minha bolsa, entre elas estão minha agenda salva-vidas que nada mais é do que uma agenda onde está minha vida. Nela eu escrevo todas as ideias que tenho, ou seja, é nela que fica o brainstorm do meu mundo, é onde está todo o rascunho de todos os meus projetos e tudo que eu preciso fazer da vida. Resumindo, sem ela eu não vivo meu dia porque eu não vou saber o que fazer. E ainda por cima se eu tiver uma ideia ela vai se perder porque tenho um incrível problema de mesmo quando eu anoto em outro lugar esqueço onde foi e de passar pra agenda, já que ela não me lembra de passar pra ela. Na minha bolsa também tem uma listinha de afazeres que tem escrito tudo o que eu preciso fazer naquele dia, as coisas mais precisas e concretas como tenho uma reunião ou preciso responder determinado email. Das outras coisas que coloco é a minha garrafa de água pra ficar sempre hidratada, um lanche – um biscoitinho integral ou barra de cereal caso bata fome na faculdade -, verifico se tenho canetas, coloco o caderno da faculdade – ou algumas folhas -, verifico se a carteira, a identidade, o dinheiro e o bilhete único estão na bolsa e todas essas coisa mais necessárias.

Outra coisa bem importante que faço de manhã é me perguntar qual a coisa mais importante pra hoje, e assim me mantenho focada em realiza-la o dia todo.

Como disse não tem nada de muito grande que faça, meus rituais mais importantes eu faço à noite, que é quando eu me preparo para o dia seguinte; mas essas pequenas coisas são bem importantes e salvam meu dia.

E vocês, tem algum ritual/rotina que seguem todos os dias?

Vai, fala!

